A LER e DORT são as siglas para Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho e Lesões por Esforços Repetitivos, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.
Tanto a utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos (digitação, por exemplo), como a permanência de determinados segmentos do corpo em uma mesma posição por período de tempo prolongado, podem ocasionar a sobrecarga que permite o aparecimento das LER/DORT.
Fatores emocionais, tais como a tensão imposta pela organização do trabalho e a necessidade de concentração, também interferem de forma significativa no aparecimento da síndrome.
Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, concomitantes ou não, tais como: dor, alodínea, sensação de edema, sensação de enrijecimento muscular, câimbras, limitação de movimentos, dificuldade para dormir, parestesia, sensação de peso, fadiga, manifestando-se, principalmente, no pescoço, cintura escapular e membros superiores.
Essas patologias tem um predomínio nas mulheres uma vez que elas estão mais presentes nos postos de riscos, devido a fatores hormonais e diferenças anatômico-fisiológicas como a síndrome da tensão do pescoço e possuir mais fibras musculares do tipo 1, usadas nas contrações estáticas.
A fisioterapia objetiva diminuir a ansiedade, angústia e depressão; aumentar gradativamente a capacidade laboral; aumentar gradativamente a capacidade para atividades rotineiras; “Ensinar” a diminuir ou eliminar a dor; diminuir ou eliminar outros sintomas; propiciar o auto-conhecimento; propiciar o conhecimento de seus limites e propiciar o retorno ao trabalho superando o medo e insegurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário